domingo, 28 de agosto de 2011

REGISTRO DO REISADO



            De Roseno de Oliveira Rodrigues ( Roseno Oliveira )
            e Pedro Santos Araújo ( Pedro Santos )

Ò  LOCALIZAÇÃO

O Grupo de Reisado Boi Coração tem boa parte de seus integrantes em Lisieux santa Quitéria – CE, mas seu apogeu está no assentamento Lago do Mato em Aracatiaçu, Sobral - Ceará, pois foi nessa duas localidades que o reisado foi introduzido como uma cultura de manifestações popular em Llisieux e regiões vinhas.

Começaram a introduzir seu conhecimento e expor seus trabalhos nas casas de amigos fazendo suas apresentações, mais foi somente em 1969 que seu Antonio Ferreira teve o acesso ao Reisado, começou a gostar e introduziu o Reisado no Assentamento Lagoa do Mato.

Ò  JUSTIFICAÇÃO DA ESCOLHA

Portanto esse bem foi escolhido por diversos fatores que nos preocupa diante de nossa comunidade, pois a localidade de Lisieux não tem um certo conhecimento sobre esse bem, tivemos a preocupação de resgatar e buscar esse Reisado que tanto na área cultural e social é um exemplo a ser seguido e preservado.

Ò  INFORMAÇÕES COLETADAS, LITERATURA DE CORDEL (REISADO)

Boa noite meu capitão
Desculpe minha demora
Vou lhe explicar agora
Toda a situação
Percorri todo o sertão
Mais acabei de chegar
Eu gosto é de cantar
Essa é minha estima
No improviso da rima
Eu boto pra arrebentar.

O verso quando é bem feito
Ele agrada demais
Moça, menino, rapaz,
Admira o que é direito,
Pois quando está perfeito
Agrada toda essa gente
Sou a fera do repente
Talvez ninguém me conheça
Se tem poeta apareça
Vamos vê quem é valente.

Não precisa se espantar
Pois a minha valentia
A transformo em poesia
Pra quando eu desafiar
Um cabra deste lugar
Ele que fique alerta
Pois eu sei a hora certa
E o ponto de atingir
É melhor admitir
Que eu sou mesmo poeta.

Me chamam de convencido
Até mesmo orgulhoso
Mas eu sou é corajoso
Sujeito bem destemido
Faço o inocente bandido
E o bandido inocente
Quando declamo um repente
Sinto muita animação
Boa noite meu capitão
Boa noite pra toda gente.

Autor: Roseno Oliveira

O INÍCIO

A JANDAÍRA

Já tirei uma jandaíra,
Numa Velha Catingueira,
O saborá era num Angico,
A cera numa Aroeira,
O mel era num Jucá,
O filho azedo num Pereiro,
Do outro lado as abelhas,
Flechando de num formigueiro.

Jandaíra como essa
Eu nunca vi na ribeira,
Deu cem carradas de mel,
Noventa Arrobas de cera,
Deu uma cheia no Lisieux,
E outra nas capoeiras,
Levou as baixa de milho,
E quebrou as cambiteiras.

Autor: Raimundo José Rodrigues. (Raimundo Altino ou Raimundo Areal)
DATA: SEM DESCRIÇÃO

TRAJETÓRIA DO REISADO NA REGIÃO DE LISIEUX

Raimundo José Rodrigues (Raimundo Altino/Arial), Nascido em 1922, na região de Areal, Santa Quitéria Santa Quitéria – CE. Começou a praticar a arte do reisado aos 16 anos de idade, durante sua vida ele seguiu fazendo esse andor nas regiões vizinhas ao seu lugar. Já quando adulto e casado foi o pioneiro na inclusão do Reisado na região de Lisieux. Fez diversas apresentações na qual gerou a inspiração para futuros Mestres de Reisado.

Dentre inúmeras apresentações, teve uma em especial que um sobrinho seu chamado Antônio Ferreira de Lima se interessou pelo conhecimento dessa cultura, um garoto de 16 anos de idade que por influência a aprendizagem com o Mestre Raimundo José Rodrigues, tornou – se um dos maiores Mestres de Reisado dos tempos atuais. Além disso Raimundo contribuiu na formação do grupo Boi Coração do Assentamento Lagoa do Mato, Aracatiaçu - Sobral, donde se passou vários discípulos seus hoje em dia consagrados e reconhecidos por repassar essa arte adiante.

Como o ex-Mestre de Reisado José Artur de Loiola, e o brincante de Reisado Caboré, outro ícone dessa arte e vários outros. Devido a idade, Mestre Raimundo aos 70 anos, parou por conta de sua indisposição física que não o ajudava mais, aos 82 anos ele falece deixando um passado de saudades, um caminho mais próspero para o Reisado e um verdadeiro grupo de seguidores da cultura do Reisado. Exemplo mais marcante é seu filho Roseno de Oliveira Rodrigues, cordelista e brincante de Reisado pelo grupo Boi Coração.

Ò  DA APRENDIZAGEM A PRÁTICA

Mestre José Artur de Loiola, durante vários anos brincou e aprendeu as manhas do Reisado com Mestre Raimundo José Rodrigues, formou seu próprio Reisado em Lisieux, levou - o para várias regiões e se apresentou para os mais diversos níveis sociais, desde fazendeiros a simples donos de casa. Como poeta também foi autor de vários romances de cordel dentre eles o mais recente em que ele intitula como SERTÃO BONITO.

Ò  TRECHOS CODEL (SERTÃO BONITO)

Meu sertão eu te adoro
Eu não posso desprezar
Terra de muita fartura
Para quem quer trabalhar
No sertão tem – se de tudo
Se souber aproveitar.

No sertão não tem zoada
Só canto de passarinho
A gente pode conversar
Lá na casa do visinho
E quem quiser vida boa
Sossegue no seu cantinho.

Neste sertão só se ouve
O canto de siriema
O gemido da sigarra
Lá nos galhos da jurema
O cupido lá na mata
Com seu bonito poema.

Autor: José Artur de Loiola (Zé Artur)

Os anos se passaram e Mestre José Artur hoje em dia já não pratica mais o Reisado, também devido sua idade e pela saúde que não o ajuda a manter o mesmo fôlego de antigamente. Deixou de praticar mais nunca deixou de prestigiar os colegas de profissão em suas apresentações, agora ele tornou – se apenas um fã, apreciador da arte que um dia animou tantas pessoas, recorda ele falando com saudades.

Ò  RAÍZES VIVAS
Com braço erguido, Mestre Antonio Ferreira
       Mestre Antônio, em plena era digital ainda mantém as raízes dessa                                    arte vivas, aprendiz de Mestre Antonio, fundou o Reisado Boi coração com ajuda do seu Mestre, teve várias dificuldades, a primeira era conseguir pessoas para brincar, a segunda era ensinar as pessoas e ao mesmo tempo aprender.

Teve interesse pelo Reisado ainda quando jovem, aos 16 anos brincou o primeiro Reisado, era uma diversão pra ele já que naquele tempo os pais só queriam que os filhos trabalhassem e a escola era de difícil acesso para eles por serem de nível social baixo. Então, o Reisado foi uma maneira de inclusão social muito grande pra ele naquele tempo.

Já adulto Mestre Antônio Forma seu próprio Reisado em sua localidade, mais por falta de pessoas pra trabalhar no grupo teve que parar, com sua sorte na mão do destino foi à procura de melhores condições de vida no Sul.

Mas, seu destino era outro, voltou e retomou a labuta pra montar seu grupo, conseguiu pessoas e ficaram ensaiando durante um ano completo até o dia da primeira apresentação.

Foi uma apresentação em tanto, começaram a surgir contratos de Reisado pra outras localidades e o seu grupo ganhando cada vez mais fama. Ainda um ano um pouco mais a frente tornou novamente a dar uma pausa no Reisado, noutro ano retornou mais uma vez.

Mestre Antônio é do Assentamento Lagoa do Mato, Aracatiaçu, Sobral – CE. Os governos foram se passando até que chegou numa gestão de maior apoio a cultura, e Mestre Antônio foi acompanhado as mudanças dos tempos. Atualmente tem um grupo que já fez várias apresentações em diversas áreas de nosso estado, é composto quase todo por pessoas do assentamento, exceto alguns brincantes do distrito de Lisieux.

Com o apoio que a cultura vem recebendo, Mestre Antônio já conseguiu inúmeros benefícios pro assentamento, para o grupo, como várias indumentárias, quadra para apresentações, trio regional com sanfona, zabumba, triângulo, equipamentos de áudio e o mais recente um ponto de cultura que vai instruir os seus jovens com aulas de informática, canto, violão, flauta, equipamento de áudio visual e aula de Reisado para as crianças.

Ò  FUTURA GERAÇÃO
Reisado Mirim
Mestre Antônio tem uma preocupação muito grande                                com o futuro das crianças da localidade, procura sempre                                trazer o melhor para elas as deixando atualizadas trazendo formas de inclusão social e digital pra elas, mais sem nunca esquecer as suas origens e suas raízes, atualmente Mestre Antônio vem dando aulas de Reisado em seu assentamento e nos assentamentos vizinhos no intuito de preservar a identidade cultural de sua região, as crianças junto ao nosso historiador Pedro Santos e o Mestre são todos seus netos, que já demonstram uma certa habilidade no contexto Reisado.

São iniciativas como esta que fortalecem cada vez mais o meio cultural no interior. Mais nem tudo são maravilhas, Mestre Antônio encontra dificuldades no seu trabalho por conta das pessoas serem leigas do assunto, raramente algum jovem sabe o que é um Reisado hoje em dia. Daí então a preocupação sua em ensinar a arte do Reisado para as crianças e jovens.

Ò  FOCO CULTURAL DO REISADO EM LISIEUX
Boi Surubim de Lisieux

Em Lisieux, Antônio Jorge de Paiva (Darley) e Roseno de Oliveira Rodrigues (Roseno Oliveira) estão num trabalho de criação, eles vêm numa luta constante para a inclusão de um Reisado no distrito, uma vez que ele é o maior distrito do município de Santa Quitéria e que através desse projeto seria o primeiro a ter o próprio Reisado, já que em Lisieux já existe quem sabe fazer a brincadeira, porém falta o apoio, apoio este que conseguiram agora, contam também com a ajuda do Mestre Antônio Ferreira, amigo e colega da arte que já brincam juntos a mais de cinco anos.

Darley e Roseno São primos, o gosto pelo Reisado vem de família, e um dos maiores objetivos deles com esse futuro grupo é principalmente resgatar o Reisado que um dia Mestre Raimundo ergueu em Lisieux, mais que sumiu por conta do tempo. O grupo terá como nome, Reisado Boi Surubim, previsto se concluir no início do ano que vem, mais precisamente em 2010, em homenagem ao Mestre Raimundo José Rodrigues, tio de Darley e pai de Roseno.

Darley, cordelista e brincante, iniciou no Reisado com 12 anos de idade na fazenda Vassoura do Pajé, território de Sobral, atualmente mora em Lisieux e brinca pelo grupo Boi Coração do Mestre Antônio.

Roseno Oliveira, cordelista e também brincante, iniciou aos 16 anos de idade no distrito de Lisieux, com uma pequena apresentação, logo depois juntou – se ao grupo do Mestre Antônio, e com ele aprendeu a forma certa de brincar Reisado, aprendendo com o Mestre que um dia foi discípulo de seu pai.

Nenhum comentário:

Postar um comentário